Como o carro elétrico conseguirá espaço no mercado automobilístico no Brasil?

Partido NOVOCiências e Tecnologia, Economia, Partido NOVOLeave a Comment

É possível cuidar do meio ambiente sem abrir mão do conforto e mobilidade. Uma das alternativas encontradas pelas empresas automobilísticas é o carro elétrico, que é uma tendência nos EUA (com a Tesla) e na Europa.

O maior obstáculo para essa categoria ganhar espaço no país, mesmo com seu benefício de fazer quase 800 quilômetros por tanque, é o preço em comparação aos carros populares. Com preços acima de R$ 120 mil, os carros híbridos ou elétricos poderiam custar metade do preço se os impostos fossem iguais aos de outras categorias de veículos.

Mas como criar essa hábito no Brasil? Um passo importante a ser dado seria o Estado incentivar o uso desses carros, como isenção de parte do IPVA ou diminuição considerável do IPI. Com diminuição de imposto, o valor também cairia, levando o “carro verde” a uma das opções na hora da compra.

Claro que, conforme a demanda de carros elétricos aumentasse, a infraestrutura para suportar esse tipo de carro também deveria aumentar, movimentando um ramo diferente da economia, com formação de empregos e lucro.

Share this Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *