Estamos acostumados a ver a bicicleta laranja pela cidade, mas você já parou para pensar no impacto dessa ação para a mobilidade urbana de São Paulo? Não querermos entrar no mérito das ciclofaixas, que foram mal planejadas, mas sim do impacto do aumento do número de bicicletas na cidade.
Começou com a ação de uma empresa privada do setor financeiro e se tornou o cotidiano da população, auxiliando no meio de transporte de milhares de pessoas que buscam um meio mais sustentável de se locomover pela cidade sem se preocupar com transportes lotados.
E acaba se tornando uma reação em cadeia. Mais bicicletas na rua, menos pessoas em transportes públicos ou automóveis, mais fluidez no trânsito. Algumas empresas, como o Itaú e o Bradesco, são atuantes nesse setor e optaram por investir nessa forma de lazer e locomoção mais sustentável, também mostrando sua preocupação com o planeta, sem contar que ainda estimula a realização de exercícios físicos.
Share this Post
2 Comments on “O sucesso da iniciativa privada na mobilidade urbana!”
Boa tarde. Bela iniciativa, mas precisamos de dados reais, como essa bateria usada nessa “Bike” não vai inibir o exercício físico? qual é o valor desse veículo? como e onde adquirir uma?
Obrigado.
Olá, Francisco. Em São Paulo há inúmeros pontos onde pode se fazer o aluguel das bicicletas do Bike Sampa e, mesmo sendo idealizado pela iniciativa privada, o aluguel é gratuito durante 1 hora. As bicicletas não possuem bateria, são bicicletas comuns e auxiliam na mobilidade urbana e também para o organismo.